A
leitura e a matemática
É importante o incentivo a leitura se iniciar desde cedo quando a criança ainda
está aprendendo a conhecer as coisa ao seu redor, e como consequência a mundo
da matemática já está embutido no mundo da leitura
Embora
há algum tempo se tivesse outra noção sobre aprender a ler e escrever, hoje tem
os clareza de que não basta apresentar as crianças as letras e fazer decorar.
Sabemos
que a aprendizagem do aluno só acontece na mediada em que este interage sobre
os conteúdos específicos e age na medida em que possui estruturas próprias,
previamente construídas ou em construção.
De
outro lado, também vemos que o mundo moderno exige em crianças dominem cada vez
mais rapidamente a leitura, mas não apenas como forma de decodificação e sim
interpretação. Atualmente, somente podemos dizer que alguém é alfabetizado, no
sentido mais amplo da palavra, quando se torna capaz de utilizar a língua
escrita nas mais variadas situações de seu cotidiano.
É
importante que desde o início da
alfabetização a criança se familiarize com o mundo matemático. Assim, ela terá
o desenvolvimento intelectual acelerado, ao passo em que se habituará com os
procedimentos matemáticos, evitando a aversão comum a este ramo do
conhecimento.
Cremos que é preciso ressaltar a
importância da aprendizagem significativa, partindo de situações reais da sala
de aula, criando situações escolares que estimulam o pensamento numérico das
crianças.
O trabalho busca demonstrar que
objetivo principal da matemática deve ser levar as crianças a se empenharem na
ação mental de operação com números e se lembrarem dos resultados dessas ações.
Simone Barros
Nenhum comentário:
Postar um comentário