domingo, 9 de junho de 2013

A leitura e a matemática

A leitura e a matemática

 É importante o incentivo a leitura  se iniciar desde cedo quando a criança ainda está aprendendo a conhecer as coisa ao seu redor, e como consequência a mundo da matemática já está embutido no mundo da leitura
Embora há algum tempo se tivesse outra noção sobre aprender a ler e escrever, hoje tem os clareza de que não basta apresentar as crianças as letras e fazer decorar.
Sabemos que a aprendizagem do aluno só acontece na mediada em que este interage sobre os conteúdos específicos e age na medida em que possui estruturas próprias, previamente construídas ou em construção.
De outro lado, também vemos que o mundo moderno exige em crianças dominem cada vez mais rapidamente a leitura, mas não apenas como forma de decodificação e sim interpretação. Atualmente, somente podemos dizer que alguém é alfabetizado, no sentido mais amplo da palavra, quando se torna capaz de utilizar a língua escrita nas mais variadas situações de seu cotidiano.
É  importante que desde o início da alfabetização a criança se familiarize com o mundo matemático. Assim, ela terá o desenvolvimento intelectual acelerado, ao passo em que se habituará com os procedimentos matemáticos, evitando a aversão comum a este ramo do conhecimento.
Cremos que é preciso ressaltar a importância da aprendizagem significativa, partindo de situações reais da sala de aula, criando situações escolares que estimulam o pensamento numérico das crianças.
O trabalho busca demonstrar que objetivo principal da matemática deve ser levar as crianças a se empenharem na ação mental de operação com números e se lembrarem dos resultados dessas ações.
                                                 
                                                                                     Simone Barros


Nenhum comentário:

Postar um comentário