domingo, 16 de junho de 2013

PLANO DE AULA

 
TEMA: Razão e Proporção
 
ANO: 7º ano/ 6ª série
 
OBJETIVO: Introduzir o conceito de razão e proporção, conhecer aplicações e resolver situações problema.
 
COMPETENCIAS E HABILIDADES: Saber reconhecer situações que envolvem proporcionalidade em diferentes contextos, compreendendo a ideia de grandezas direta e inversamente proporcionais.
Saber resolver problemas variados, envolvendo grandezas direta e inversamente proporcionais.
Reconhecer e saber utilizar o conceito de razão em diversos contextos como: proporcionalidade, escala, velocidade, porcentagem, etc, bem como na construção de gráficos de setores.
 
JUSTIFICATIVA: Para que o aluno saiba a relação envolvida entre  razão e  proporção, trabalhar com resolução de problema existente no cotidiano onde às vezes é necessário fazer mudanças de quantidades em receitas, etc. Trabalhar com a variação de grandezas direta ou inversamente proporcionais. Aprender o conceito de razão.
 
ESTRATEGIAS: Para que o aluno consiga explorar o conceito trazer situações envolvendo resolução de problemas, apresentação do conteúdo e exercícios para posterior formalização.
  • Apresentar o título do assunto a ser estudado.
  • Diálogo com os alunos fazendo perguntas envolvendo textos relacionados com razões e/ou proporções.
  • Entregar uma receita por exemplo de pudim onde constará os ingredientes e quantas porções ele serve. Podemos contar uma história que este pudim será servido em um churrasco para um número x de pessoas e que neste churrasco foi convidado um número y de pessoas, trabalhar com eles em relação a quantidade de pudim e os ingredientes se precisássemos aumentar a quantidade de porções.
  • Qual a relação entre a receita e a matemática.
  • Trazer videos com temas relacionados ao tema, um exemplo "Video sobre Proporção Direta e Inversa". (TV Escola).mkv
FORMAS DE AVALIAÇÃO:  Pesquisas, interpretações de textos, avaliações, participação em sala de aula, trabalhos exploratórios e exercícios.
RECUPERAÇÃO: Retomar o conteúdo estudado, recuperação contínua do assunto, trazer novas formas de apresentar o conteúdo para uma melhor assimilação.

Um comentário: